sexta-feira, 25 de março de 2011

Apresentações das chapas para eleição do Grêmio

Hoje, 25 de março de 2011, aconteceram as apresentações das chapas aptas para a eleição do grêmio 2011, onde dois representantes de cada chapa poderam exercitar sua oratória e convencimento para conquistar votos.

terça-feira, 22 de março de 2011


Procedimentos para eleição do Grêmio
EE Fernando Nobre 2011

No dia 14 de março de 2011 foi constituída a comissão PRÓ-GRÊMIO formada por alunos da 8ª série com a finalidade de elaborar um Estatuto e organizar a Assembléia Geral dos estudantes.
Professor Coordenador: Amarildo Pessoa de Araujo

A comissão esclareceu a todos os alunos o que é um Grêmio, qual a sua finalidade dentro da Escola, contabilizaram os interessados em participar da assembléia para aprovação do Estatuto e formação das chapas. Isso se deu em etapas na seguinte ordem:
1ª Etapa: em cada sala apresentam-se os interessados em participar do Grêmio e após o registro, são eleitos os 11 delegados mais votados para assembléia. Conclusão dessa etapa de 14 à 18 de março;
2ª Etapa - na assembléia e lido estatuto para os 66 delegados presentes (os 11 eleitos por série) e após aprovado o estatuto os delegados se articulam (conversam) entre si, para a formação das chapas.
Conclusão desta etapa: duas aulas das oficinas – 13:20 às 15:00 dia 22 de março de 2011;
3ª Etapa - Inscrição das chapas até a quinta feira - dia 24 de março de 2011 e a campanha eleitoral até a segunda feira dia 28 de março de 2011
4° Etapa - dia da eleição e apuração dos votos: 29 de março de 2011;
“No início da reunião deve-se escolher um participante para secretariá-la, isto é, aquele que ficará com a incumbência de escrever tudo o que houve na reunião, quem compareceu, a que horas se iniciou, em que local se deu; quais assuntos foram tratados e quantos votaram pela aprovação e quantos votaram contra, etc”.

Vitória Oliveira Gama 8ª A
Comissão pro-grêmio

Digitado por: Ana Lara 7ª A
Revisão e formatação: Amarildo pessoa

segunda-feira, 14 de março de 2011

COMO ORGANIZAR UM GRÊMIO EM SUA ESCOLA

Para organizar um Grêmio em sua Escola, em primeiro lugar, deve-se constituir uma comissão PRÓ-GRÊMIO formada por alunos representantes de turma ou escolhida entre seus pares para tal finalidade. Essa Comissão PRÓ-GRÊMIO deverá elaborar um Estatuto e organizar a Assembléia Geral dos estudantes. Nessa assembléia, deverá ser esclarecido a todos os estudantes o que é um Grêmio, qual a finalidade do Grêmio dentro da Escola, aprovar o Estatuto apresentado e formar a comissão eleitoral.
No início da reunião, deve-se escolher um participante para secretariá-la, isto é, aquele que ficará com a incumbência de escrever tudo o que houve na reunião, quem compareceu, a que horas se iniciou, em que local se deu; quais assuntos foram tratados e quantos votaram pela aprovação e quantos votaram contra, etc.
No final da reunião, todos os presentes devem assinar esse documento.
A Comissão Eleitoral ficará com a responsabilidade de marcar a data da eleição e receber a inscrição de chapas e candidatos, fiscalizar o processo eleitoral e resolver eventuais dúvidas que surjam no processo eleitoral. Os membros dessa Comissão devem eleger um coordenador para centralizar as atividades. Esses também devem promover a apuração dos votos, declarar os vencedores e organizar um ato de posse.
É muito importante produzir uma Ata Eleitoral onde constem as chapas e os candidatos concorrentes, as ocorrências e os resultados.
Deve-se então juntar todas as atas e registrar tudo no Cartório Civil de Pessoas Jurídicas ou em Cartório de Títulos e Documentos.

O Grêmio é a organização dos estudantes na Escola. Ele é formado apenas por alunos, de forma independente, desenvolvendo atividades culturais e esportivas, produzindo jornal, organizando debates sobre assuntos de interesse dos estudantes, que não fazem parte do Currículo Escolar, e também organizando reivindicações, tais como compra de livros para a biblioteca, transporte gratuito para estudantes, e muitas outras coisas.
É muito importante criar o Grêmio em sua Escola, pois ele será um órgão reconhecido de apoio à Direção Escolar.

O Grêmio Estudantil não terá caráter político-partidário, religioso, racial e também não deverá ter fins lucrativos.

A organização, o funcionamento e as atividades do Grêmio serão estabelecidas em seu Estatuto, aprovado em Assembléia Geral do corpo discente do Estabelecimento de Ensino, convocada para este fim, obedecendo à legislação pertinente.
A aprovação do Estatuto, a escolha dos Dirigentes e dos Representantes do Grêmio serão realizadas pelo voto direto e secreto de cada estudante, observando-se, no que couber, as normas da legislação eleitoral.
São sócios do Grêmio todos os alunos matriculados e com freqüência regular.
Os representantes do Grêmio não poderão utilizar seu horário de aula para reuniões e quaisquer outras atividades sem autorização da Direção geral e do professor da turma.

O Conselho de Representantes de Turma será eleito anualmente, no início do período letivo, em data fixada pelo Grêmio e/ou equipe pedagógica.
O Conselho de Representantes de Turmas é a instância intermediária e deliberativa do Grêmio e será constituído pelos representantes de turmas eleitos pelos alunos de cada turma em voto secreto.
O Estabelecimento de Ensino não se responsabilizará pelas dívidas ou outros compromissos assumidos pelo Grêmio .
A realização de qualquer evento do Grêmio nas dependências do Estabelecimento deverá ser precedida de autorização do Conselho Escolar.
Quando da realização de qualquer evento ou reunião no interior do Estabelecimento, o Grêmio será responsável pela manutenção da limpeza, da ordem e por qualquer dano ao patrimônio ou a material do Estabelecimento.

As atividades do Grêmio serão supervisionadas pelo Conselheiro ( que deverá ser um profissional da Educação da Escola escolhido pelo Diretor e/ou alunos)
Ao Conselheiro compete:
I. acompanhar as atividades do Grêmio comparecendo à sua sede no mínimo uma vez por semana;
II. informar à Direção do Estabelecimento sobre as atividades do Grêmio;
III. apresentar sugestões para o melhor funcionamento do Grêmio e seu relacionamento com a Direção do Colégio;
IV. comunicar com antecedência à Direção seu afastamento, justificando-o.
V. responder junto às instituições bancárias pela abertura e movimentação de conta- corrente do Grêmio Estudantil.
O balanço anual de movimento financeiro do Grêmio será apresentado à Assembléia Geral dos alunos e ao Conselho Escolar ao final de cada mandato.

Fonte: Portal Educacional do Paraná
Disponível em http://www.diadiaeducacao.pr.gov.br/portals/portal/gremio/como_organizar.php

quinta-feira, 10 de março de 2011

Carnaval Nobre




Na sexta feira dia 04 de março de 2011 aconteceu o “Carnaval Nobre” onde todos os alunos e professores das oficinas participaram e criaram atividades do gênero, sob o som das marchinhas de carnaval fizeram uma bela fasta comemorativa ao carnaval 2011 na escola Fernando Nobre.
Veja algumas fotos!



quarta-feira, 9 de março de 2011

Dia 8 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher

Uma data especial onde em todo o mundo são feitas comemorações e homenagens para estas que na verdade são dignas de serem homenageadas todos os dias do ano.

terça-feira, 8 de março de 2011

Campeã de 2011: Vai-Vai fatura seu 14º título no Carnaval


Com enredo em homenagem ao pianista e maestro João Carlos Martins, escola teve 269.50pontos
Com o samba-enredo “A Música Venceu”, a Vai-Vai foi eleita a escola campeã do Carnaval de São Paulo, com 269.50 pontos. O anúncio aconteceu na tarde desta terça-feira (08), na capital paulista. Com esse título, a agremiação, que tem 81 anos de história, completa 14 vitórias no Grupo Especial. Em segundo lugar ficou a Acadêmicos do Tucuruvi (269.25) e, na terceira posição, a Unidos de Vila Maria (269.25). Foram rebaixadas para o Grupo de Acesso as escolas Unidos do Peruche e Nenê de Vila Matilde.

No sábado (05), quando já amanhecia, a agremiação entrou na avenida com uma homenagem ao maestro e pianista João Carlos Martins, um dos mais festejados intérpretes da música erudita na atualidade.

Sob o comando do carnavalesco Alexandre Louzada, a agremiação do Bixiga entrou na avenida com 3.850 passistas, 36 alas e em cinco carros alegóricos. A escola teve como destaques a apresentadora Ana Hickmann, da Record, que é a madrinha da escola, e a cantora Maria Rita, madrinha da bateria, que ocupou o cargo pela primeira vez.

A fantasia exuberante da cantora simboliza uma sinfonia do compositor alemão Johan Sebastian Bach. "Estou sentindo muita dor de estômago de nervoso", disse ela, que passou o dia com alimentação leve e um pouco de carboidrato à noite. "Não tive muita preparação. Para mim, o que importa é entender o enredo. Musculação não é a minha praia." Este é o segundo ano da cantora na Vai-Vai, o primeiro como madrinha da bateria. Nessa sexta-feira (4), ela passou o dia fazendo o cabelo, as unhas e dormiu pouco, de nervoso. Maria Rita chorou a primeira vez que ouviu o samba-enredo, cuja letra tem a ver com a própria história da cantora, filha de Elis Regina.

Foto: AgNews Ampliar
Vai-Vai
Ana Hickmann também confessou a empolgação. "A emoção é maior este ano porque estamos homenageando alguém que faz a diferença e é um exemplo de vida. Voltar para o samba paulista é maravilhoso", disse Ana, que há algum tempo não desfilava em São Paulo. Durante o desfile, ela levou um tombo, mas não perdeu o pique.

A fantasia da apresentadora representa a Estátua da Liberdade, e simboliza a primeira viagem do maestro aos Estados Unidos. Também passou pela avenida o ex-jogador de futebol Cafu. Em seu segundo desfile pela escola, fez parte da ala da diretoria da Vai-Vai.

O desfile começou tenso na concentração da Vai-Vai. Um dos carros alegóricos era muito grande, com mais de 70 metros de comprimento, e a equipe técnica encontrou dificuldades para colocá-lo na avenida. Já o maestro João Carlos Martins, muito emocionado, e o Mestre Abreu tiraram de letra a regência da bateria e deram um show à frente dos percussionistas, revezando entre a batuta e o apito. A rainha da bateria, Camila Silva, não parou um minuto e mostrou muito samba no pé. O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Pingo e Paulínia, não deixou por menos e também empolgou o público.


Leia também:
Vai-Vai busca 14º título no Carnaval de São Paulo
Lucilene Caetano, musa da Portela e da Vai-Vai, está ansiosa pela estreia no carnaval
Passistas da Vai-Vai contam as horas para brilhar no Sambódromo
Ana Hickmann leva tombo na avenida
Ana Hickmann recebe faixa de rainha da Vai-Vai
O primeiro título da Vai-Vai no Grupo Especial chegou em 1978. Em 2010, a escola ficou na terceira colocação, com enredo em comemoração aos 80 anos da agremiação.





Foto: AgNewsMaria Rita no desfile da Vai-Vai

sábado, 5 de março de 2011

Carnaval com "Batuque Digital"

Encontrei no Programa Almanaque Educação, da TV Cultura...

Mas, o vídeo está no Youtube

Veja Escola 2.0 (Almanaque Educação) Aqui